logo RCN

Sobrenome “Heil” em telhados de casas na Serra Catarinense gera acusação de nazismo

  • WH3 -

A palavra “Heil” escrita em telhados de casas em Urubici, na Serra Catarinense, foi apontada como uma suposta saudação nazista em uma coluna de opinião no jornal Folha de São Paulo. O texto foi assinado pela jornalista Giovana Madalosso, após ela passar férias na Serra Catarinense e ver o escrito no telhado.

Em sua coluna no jornal, a jornalista apontou que a palavra fazia relação com a saudação nazista “Heil Hitler”, salve hitler, em português. Giovana diz que não tentou contato com os proprietários da casa por receio da reação, uma vez que:

“Cogitei tocar a campainha, talvez conversar com os moradores, mas fiquei receosa de envolver os garotos numa situação imprevisível –uma vez quase apanhei ao fotografar uma casa na colônia Witmarsum”, escreveu a jornalista na coluna

No texto, a colunista ainda relaciona o resultado eleitoral das eleições de 2022 com a suposta saudação. A alegação da jornalista foi questionada pela Câmara de Vereadores de Urubici, que divulgou uma nota de repúdio. “De forma pouco cuidadosa sugere em sua construção textual que 69% da população catarinense tem relação com ideologias fascistas ao relacionar o resultado das últimas eleições com a inscrição “Heil”, diz o documento.

Conforme a Câmara de Vereadores a palavra Heil no telhado das residências se refere ao sobrenome dos moradores, que têm origem alemã. “A inscrição “Heil” no telhado trata-se do sobrenome da família proprietária do imóvel, longe de qualquer saudação nazista como proposto pela jornalista”, explica a nota.

A nota também destaca que o município está atento a possíveis práticas que possam estar relacionadas ao nazismo. “Estamos atentos às expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese tais práticas”, finaliza.

Casa com sobrenome no telhado

As quatro casas são alugadas pelos proprietários, que vivem em Brusque, e utilizam também como estadia durante as férias da família. Construídas há 12 anos, as casas foram colocadas para alugar após pedido de conhecidos.

Os proprietários estão avaliando se irão entrar com alguma medida jurídica contra o jornal. A família diz que está recebendo solidariedade e apoio pelas redes sociais.(SCC10)

Contas 2022: TCE recomenda auditoria em transferências voluntárias da gestão anterior Anterior

Contas 2022: TCE recomenda auditoria em transferências voluntárias da gestão anterior

Mudanças em concursos públicos sãp propostas por projeto de lei que tramita no Senado Próximo

Mudanças em concursos públicos sãp propostas por projeto de lei que tramita no Senado

Deixe seu comentário